Perguntas Frequentes - iAP
A iAP é uma plataforma central orientada para os serviços e que tem como objectivo dotar a Administração Pública (AP) de uma ferramenta partilhada, que permita a interligação dos sistemas da AP e a composição e disponibilização de serviços electrónicos multicanal mais próximos das necessidades de cidadãos e empresas, através de quatro serviços independentes: Integração, Mensagens, Pagamentos e Autenticação.
A iAP disponibiliza serviços de autenticação do cidadão, possibilidade de autorização online do cidadão para consulta de dados, acesso a um Catálogo de Serviços online e respectiva gestão, comunicação segura entre Sistemas de Informação, pagamentos online e serviços de envio e recepção de mensagens, entre outras funcionalidades.
É simples. Basta carregar no botão "Aderir" nas páginas de serviço.
É simples. Basta contactar a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) carregando no botão "Enviar pedido de alteração/informação" nas páginas de serviço, ou na homepage.
A iAP disponibiliza um conjunto de padrões, regras e procedimentos, com o objectivo de promover a utilização e partilha de serviços electrónicos entre entidades.
É uma solução que proporciona um método fácil, integrado e seguro de disponibilização de serviços electrónicos transversais, focados no utilizador, tendo em vista o processo de modernização administrativa.
A Plataforma de Integração possibilita o consumo de serviços, mas também permite que as entidades interessadas forneçam os seus serviços a terceiros, disponibilizando o acesso através de um único ponto, a um conjunto variado de serviços, com maior segurança e garantia de assistência técnica.
Apesar da sua actividade estar mais focada nas entidades da Administração Pública, a Plataforma de Integração alargar a área de actuação a todas as entidades privadas que demonstrem interesse na utilização desta solução.
Esta plataforma permite a disponibilização e a gestão integrada de múltiplos métodos de pagamento (incluindo Multibanco), de acordo com os diferentes canais de atendimento, garantindo a integração plena com os sistemas operacionais via Web Services, a gestão operacional simplificada e segura, através de um backoffice e a utilização da plataforma 3D Secure (Verified by Visa e Secure Code da Mastercard), para prevenir a utilização fraudulenta dos cartões.
A Gateway de MENSAGENS permite o envio e recepção de MENSAGENS , alargando o número de canais de contacto disponíveis para a gestão do relacionamento das entidades com os cidadãos. No canal SMS está também disponível a utilização de números curtos e de fácil memorização.
O Recenseamento Eleitoral, o serviço MENSAGENS Reboque e o sistema de filas de espera das Lojas do Cidadão são alguns dos serviços disponibilizados através da Gateway de MENSAGENS.
Permite a autenticação dos utilizadores com o Cartão de Cidadão, em sites ou portais devidamente credenciados e autorizados para esse efeito. Através desta funcionalidade é possível ao cidadão autorizar a consulta online de determinados dados com perfeito conhecimento da finalidade da consulta e dos dados consultados
Através da funcionalidade Single Sign-On o cidadão ao autenticar-se através do Fornecedor de Autenticação num portal pode navegar nos portais aderentes sem necessidade de nova autenticação. Deste modo garante-se que apenas necessita de autenticar-se uma única vez para executar um ou vários serviços, que podem ser iniciados em portais transversais (Ex: serviço apresentado no Portal do Cidadão e concretizado no site de determinada Câmara Municipal).
Na Área Pública é apresentada a informação institucional considerada relevante para o esclarecimento do público em geral e, em particular, das entidades que pretendem aderir à iAP.
Quanto à Área Privada, disponibiliza conteúdos exclusivamente para as entidades que aderiram à iAP. É uma área de acesso restrito, apenas possível mediante a apresentação das respectivas credenciais.
O Modelo de Dados Canónico assume-se como um ponto de referência na comunicação de dados entre as várias entidades que subscrevam os serviços da iAP. A utilização deste modelo visa normalizar a troca de dados entre a plataforma e as entidades, para que todos “falem a mesma linguagem”.
Os custos de utilização destinam-se a cobrir as despesas de manutenção da Plataforma de Interoperabilidade e assegurar o cumprimento dos níveis de serviço contratualizados com as entidades aderentes, sendo que cada serviço (Plataforma de Integração, Plataforma de Pagamentos e Gateway de MENSAGENS) tem associados custos diferentes.
Não, a entidade aderente não carece de realizar qualquer contrato adicional, o serviço já incluí o serviço de comunicações e o custo do serviço também já engloba qualquer custo inerente às comunicações com o dispositivo do utente.
Sim, no caso do serviço de pagamentos é necessário cada entidade aderente contratualizar os método de pagamentos pretendidos (ex: VISA, Master Card, Multibanco, etc...). O serviço de pagamentos da iAP é um facilitador tecnológico que agrega múltiplos métodos de pagamento, mas não intervém na transacção financeira, esta componente financeira é da exclusiva responsabilidade de cada operador financeiro
Não, o acesso aos serviços de Integração de pagamentos e de mensagens disponibilizados através da iAP estão disponíveis apenas através de canais seguros, sendo para isso necessário configurar uma rede privada virtual (VPN)
Atualizado a: 10-12-2020