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A Plataforma de Integração é a solução da Plataforma de Interoperabilidade que proporciona
um método fácil e integrado de disponibilização de serviços electrónicos transversais,
tornando-se uma peça fundamental no processo de modernização administrativa.
Centrada no cidadão, os seus princípios são:
- Criar mecanismos de autenticação forte e gestão de identidade para, de uma forma
segura, facilitarem a identificação do Cidadão perante os Entidades que se encontram
integradas na Plataforma de Interoperabilidade. Este objectivo é atingido recorrendo
ao Fornecedor de Autenticação;
- Permitir de forma fácil e integrada a disponibilização de serviços electrónicos
transversais centrados no Cidadão;
- Garantir ao Cidadão e à Administração Pública a privacidade, confidencialidade e
segurança dos dados;
- Assegurar os mecanismos necessários de forma a controlar as transacções, qualidade
da informação e transparência nos processos de negócio suportados na Plataforma
de Integração.
Embora o foco inicial de actuação da Plataforma de Integração seja nos Organismos
da Administração Pública, é seu propósito alargar a área de actuação a todas as
Entidades Privadas que demonstrem interesse na utilização desta ferramenta.
As entidades que desejem utilizar a Plataforma têm que efectuar um registo, processo
que é iniciado através de um
contacto com a AMA.
Através do Catálogo de Serviços
pode ser consultada a lista de Serviços já disponíveis para
subscrição por Entidades registadas na Plataforma de Integração.
É intuito da Plataforma de Integração possibilitar não apenas o consumo de serviços,
mas também permitir que as Entidades interessadas possam fornecer os seus serviços
a terceiros.
A sua utilização apresenta diversas vantagens:
- Permite aceder a um conjunto variado de Serviços fornecidos por diversas entidades
através de um único ponto de acesso ao invés de diversas ligações ponto a ponto;
- Possui uma credencial de acesso única para aceder a informação de diversas entidades;
- Apresenta maior segurança nas ligações através de método de Autenticação seguro;
- Deve ser um ponto de contacto preferencial para comunicação com outras entidades;
- Garante de fiabilidade no fornecimento do Serviços através de monitorização permanente;
- Assegura Assistência Técnica efectuada por equipa técnica dedicada.
Os Serviços disponibilizados pela Plataforma de Integração utilizam o Modelo de Dados Canónico da Administração
Pública. A utilização deste modelo de dados visa introduzir uma normalização e a
aplicação de regras nas trocas de dados entre a Plataforma e as Entidades.